Instituto Pensar - CPI da Pandemia: Leila Barros sofre tentativa de cerceamento de voz

CPI da Pandemia: Leila Barros sofre tentativa de cerceamento de voz

por: Júlia Schiaffarino 


Senadora Leila Barros durante reunião da CPI da Pandemia no senado.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em um ato desrespeitoso, o senador Marcos Rogério (DEM-PR) tentou cercear o direito de fala da senadora Leila Barros (PSB-DF) durante a reunião desta quarta (12) da CPI da Pandemia. Logo após ser interrompida pela primeira vez a senadora tentou reaver o direito à palavra, mas foi novamente atropelada pelo democrata de quem ouviu, em tom de irônico, a frase "calma, não precisa ficar nervosa?.

Leia também: Fabio Wajngarten fala sobre atraso de vacinas

Marcos Rogério aumentou o tom da voz e seguiu insistindo em se sobrepor às tentativas de fala da socialista. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (MDB-AL), precisou interromper o democrata e restituir o direito de fala da senadora. Só então a Leila Barros pode voltar a se posicionar.

Leia também: Sob relatoria de Leila Barros, Brasil vai mapear risco de violência à mulher

Após a reunião, a socialista se manifestou no Twitter sobre o caso. Em tom crítico, ela condenou o machismo estrutural que marca o Brasil e se reproduz no Congresso.

Entre os 11 membros titulares e os sete suplentes da CPI da Pandemia, nenhuma mulher ganhou assento. A bancada feminina, à qual a senadora Leila Barros integra, precisou apresentar um requerimento para conquistar representatividade no colegiado. Esse pedido foi aprovado sob queixa dos governistas. Desde então, elas passaram a organizar em regime de escala para que ao menos uma representante estivesse presente e ganhasse direito de voz em cada sessão.

Leila Barros mostra áudio com entrevista de Wajngarten

Ao tentar calar a senadora Leiala Barros, o senador Marcos Rogério queria evitar que ela colocasse o áudio da entrevista do ex-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Federal Fabio Wajngarten à revista Veja para que todos ouvisse. Nele, o depoente afirma que houve "incompetência? do Ministério da Saúde durante a pandemia.

Ao longo de toda a CPI, Wajngarten negou que tivesse dado a declaração. Minutos antes a Veja divulgou o áudio da entrevista na íntegra.

Após a interferência do presidente da comissão, a senadora conseguiu colocar o áudio para que os pares ouvissem. Wajngarten negou que tivesse negado a entrevista.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: